Equipamentos de prevenção de incêndios

Nos dias atuais, não existe dúvidas de que em todo estabelecimento, é necessário que exista um sistema e equipamentos para a prevenção de incêndios.
No entanto, alguns estudos apontam que em vários casos, a não prevenção do acidente, não ocorre pela falta de equipamentos, mas sim de treinamento.

Portanto, se faz necessário que, além de ter os equipamentos em prédios ou casas, é necessário que os moradores tenham conhecimento da forma correta de utilização.

1.3AVTec - Template

Equipamentos de prevenção de incêndios

Sprinklers
Disponível para edificações, este aparelho se destaca reunindo várias vantagens
O funcionamento é de forma simples, mas grande é a sua eficácia. São pequenos chuveiros automáticos, que são instalados no teto e ao serem acionados, disparam jatos de água para todas as direções.
A detecção ocorre pela variação da temperatura considerada de risco, desta forma evita a liberação de água em excesso.

Sinalização
É de grande importância que o estabelecimento comercial ou residencial, seja sinalizado, para que ao ocorrer um incêndio, as pessoas possam localizar onde existe equipamentos para auxiliar no incêndio e ainda encontrar também a saída.

Uma grande ajuda para a sinalização são as placas. Com duas principais funções: Identificação e Orientação.
Identificação: As placas identificam os equipamentos contra incêndios presentes no local, orientando o uso e procedimento. As placas auxiliam ainda na identificação de riscos, proibições de práticas que coloquem o ambiente em risco de incêndio, ou em risco maior no momento deste.
Orientação: Placas para indicar a saída e rotas de fuga nos momentos de emergência. São de extrema importância nos momentos de pânico, onde não existe tempo para a analisar a situação.

Portas corta-fogo
Muito comuns em prédios residenciais e comerciais.  Compostas por batente, fabricado em aço, possuindo núcleo de isolante termo acústico incombustível que proporciona alta resistência ao fogo. Proporcionando então a segurança de que o incêndio não alcançará as áreas isoladas por essas portas.

Extintores de incêndio
São os Equipamentos de prevenção de incêndios mais conhecidos e utilizados.
Seu funcionamento é baseado em uma tecnologia demasiadamente simples.
Baseado em pressão interna, os extintores de incêndio eliminam os focos de incêndio, impedindo que o fogo ganhe proporções maiores.  Sua fácil utilização permite que sua utilização seja feito por qualquer pessoa, com o mínimo de treinamento.

Abrigos contra incêndio
Utilizados para guardar e proteger hidrantes de água e mangueira de combate a incêndio existente no prédio.
Os equipamentos podem se dividir em abrigos para hidrantes e para extintores, sobrepostas e ou embutidos.

Como reagir ao incêndio

Não tente salvar objetos, primeiro, salve a sua vida. Se estiver preso em um incêndio mantenha-se próximo a uma janela. Feche a porta do cômodo. Mas não tranque. Com ajuda de uma mesa deitada, tampo voltado para o fogo, proteja-se do calor irradiado, que se propaga em linha reta. Procure manter a calma e acalmar pessoas que estejam com você.Se o incêndio acontecer em sua casa ou empresa, saia do lugar rapidamente. Não salte de prédios, o socorro pode chegar rapidamente.

Prevenir incêndios domiciliares

Um incêndio pode ocorrer com algumas variáveis, com material combustível, madeira, gasolina, borracha, (oxigênio), permitindo a queima e o calor. Os incêndios podem ser classificados de acordo com o material combustível que estiver alimentando o fogo.

Evite ligar aparelhos elétricos em uma mesma tomada, pois pode ocasionar a sobrecarga da rede elétrica, causando superaquecimentos dos fios. A maioria dos casos de incêndios domiciliares tem a sua principal causa na rede elétrica, em fontes de calor e utilização inadequada de gás.

Prevenir incêndios empresariais

Os cuidados básicos para evitar e combater um incêndio podem salvar vidas e bens patrimoniais de uma empresa.

É importante que a empresa possua uma brigada de emergência. Colaboradores da empresa, treinados para atender especialmente as situações de risco da empresa.

As sinalizações nas empresas também são de grande importância, uma vez que um grande número de pessoas irá procurar a saída ao mesmo tempo.