Força especial da PM atuará na Copa do Mundo.

A cidade de Curitiba terá uma força especial da Polícia Militar durante o período da Copa do Mundo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o efetivo usará uma boina azul e poderá e terá uma identificação especial no braço. Os policiais que possuírem a bandeira inglesa no uniforme poderão se comunicar em inglês, enquanto os que tiverem a bandeira espanhola estampada se comunicarão em espanhol.

Há também a previsão de equipes de policiais que falem outros idiomas, para apoiar em ocorrências com turistas estrangeiros. Os locais de atuação destes efetivos serão onde ocorrerá um alto fluxo de pessoas, como o Aeroporto Internacional de Curitiba, a Fan Fest, estações rodoviárias e o estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada.

Devido a uma portaria do Ministério da Justiça e à Lei Geral da Copa, a operação ocorrerá desde o dia 23 de maio até o dia 18 de julho. Dentro do estádio, a FIFA é quem cuidará da segurança, embora policiais integrantes da segurança pública do Paraná também estejam presentes caso a segurança privada não supra a necessidade de ocorrências.